top of page
  • Foto do escritorVanessa de Paula Melo

A Facilitação Gráfica é uma ferramenta que ajuda na construção de ideias

Imagine você sentado horas e horas em uma cadeira ouvindo conteúdo de Powerpoint em um evento, aula, workshop, cheio de assuntos e termos complexos, uma pessoa com o microfone andando pra lá e pra cá, imaginou? Só de escrever isso já tá me dando sono, ainda mais depois de um almoço. Cansativo, não?


Mas e quando você vai em um evento e junto com a apresentação da empresa tem uma pessoa anotando os principais pontos da conversa e desenhando? E tem uma mesa colorida cheia de canetinhas, giz, uma baguncinha gostosa? E depois tem um painel bem grande com todo o resumo do conteúdo pra você acessar e ainda te ajudar a retomar os principais pontos que vão contribuir em uma construção com o time? Uhhh, ficou mais divertido, não?


Então, tudo isso rolou durante um encontro que ajudei a construir com o time de uma multinacional japonesa. O CEO da empresa, no Brasil, retomou as ideias do dia anterior com o grupo utilizando os painéis que produzi no dia anterior. Depois as pessoas puderam utilizar os painéis para fazer anotações e participar de uma construção com os times.


E algumas vezes vc escuta: ah, você que vai fazer uns desenhos aqui? Sim, os desenhos são a cereja do bolo. Ele é um item de todo um processo que envolve muito estudo e preparação, alinhamento de ideias com o cliente, escuta ativa, muita síntese, diagramação para juntar tudo e construir um resumo visual, que depois vai ser digitalizado, tratado e enviado ao cliente para que ele tenha outras utilidades depois.


Esse processo e serviço se chama Facilitação Gráfica, que é uma excelente ferramenta para ajudar a resgatar informações de um conteúdo e também memorizá-lo. Com poucos textos e desenhos simples ela permite que a comunicação fique mais leve, lúdica e criativa. Além de deixar o seu evento mais humanizado porque tudo é feito a mão e ao vivo. Ela pode ser produzida no papel ou no digital.


Na Europa e Estados Unidos está ferramenta é muita utilizada, mas no Brasil ainda precisa ser mais divulgada para que as pessoas e empresas se beneficiem deste recurso tão encantador.



3 visualizações0 comentário
bottom of page